7 de dezembro de 2007

Surf


O que é?

O "surf" é um desporto radical realizado na superfície das ondas, onde o desportista as desce em pé e com uma prancha própria. Uma das primeiras manobras do "surf" é o simples acto de remar deitado em cima de uma prancha. Por muito básico que pareça este movimento, ele é importantíssimo em todas as fases de aprendizagem/prática do desporto.


História

Pode-se dizer que o início da história do "surf" se perde um pouco no tempo. Talvez os habitantes das ilhas, que se dedicavam à pesca, aproveitassem as ondas como forma mais rápida de trazer as suas canoas para terra. No século XII, os "surfistas" havaianos gravaram nas rochas vulcânicas a sua tradição, supondo-se que foi nestas ilhas que pela primeira vez foram “surfadas” ondas com uma prancha. As primeiras pranchas eram grandes e feitas de madeira vermelha. O "surf" era praticado apenas por uma elite, mas com o passar do tempo o seu acesso foi alargado ao povo. Os europeus tomaram pela primeira vez contacto com o "surf" quando, em 1778, o capitão James Cook descobriu as ilhas havaianas. Foi já no início do século XX que os havaianos residentes perto da praia de Waikiki recomeçaram a “surfar”. O pai do "surf", tal como é conhecido actualmente, é Duke Kahanamoku, que “surfou” publicamente nos Estados Unidos, em Corona Del Mar, em 1912, e introduziu a modalidade na Austrália, em 1915. Depois da 1.ª Guerra Mundial e tendo em conta a evolução na pesquisa de materiais, sentiu-se a necessidade de alterar as pesadas pranchas existentes por outras feitas com um material diferente. Em 1935, Tom Blake acrescentou um estabilizador (quilha) na parte inferior da prancha, o que permitiu maior estabilidade direccional. Fruto da 2.ª Guerra Mundial surge a fibra de vidro que vem reduzir drasticamente o peso das pranchas, mas a grande redução quer no peso quer no tamanho das mesmas surgiu com o poliuretano, resultado das experiências realizadas por Gordon Clark e Hobby Alter durante os anos 50.


As melhores zonas em Portugal:

Portugal tem a grande vantagem de ter bons "swells" durante quase todo o ano. De Norte para Sul, as preferências dos surfistas vão para: Viana do Castelo, Matosinhos, Aveiro Barra, Peniche, Santa Cruz, Praia Grande, Guincho, Carcavelos, Fonte da Telha, Sagres, Açores (grupo central e S. Miguel) e Madeira.

6 comentários:

Manuela Monteiro disse...

O Desporto é sempre fascinante, mas quando proporciona o contacto com a natureza, é perfeito.
Uma ideia mesmo na "crista da onda"...
Força para o próximo....

Anónimo disse...

ehehehe esta prof e 5*****...
obrigada pelo comentario....

Anónimo disse...

gustei do post niska.... é um tema exelente.... beijos para o pessoal da turma....
Vanessa Sá

Anónimo disse...

eu gosto bues desporto e quando é sobre surf ainda gosto mais lo0l...
continua assim niska...

Anónimo disse...

e nao é tambem acho...lololol
brigada pelos comentários...
o surf e 5***** pois acho que toda a gente devia pratica-lo...mas e so uma opinião..
beijos pa todos niska

Anónimo disse...

Surf é um grande desporto...